quarta-feira , maio 22 2019
Home / Fotografia / Walker Evans – Fotógrafo

Walker Evans – Fotógrafo

Walker Evans - SoufotografoNão é difícil prever a razão pela qual Walker Evans é um dos fotógrafos mais influentes do séc. XX, tendo sido referência para outros artistas como Helen Levitt, Diane Arbus e Robert Frank. Evans foi o cara responsável pela tradição documental da fotografia americana, fazendo uma interessante intersecção entre passado e presente, com temas que iam de expressões indígenas e povos de beira de estrada, a figuras inseridas em bares fedorentos e recintos apertados. Por mais de 50 anos (entre as décadas de 20 e 70), ele precisou o rosto dos EUA com uma delicadeza até então nunca antes vista, o que assegurou seu título de documentarista proeminente da América.

Walker Evans nasceu no dia 3 de novembro de 1903 em St. Louis, no Estado de Missouri. De uma família abastada (seu pai era um importante diretor publicitário), ele pôde seguir sua veia artística sem restrições e acabou se tornando aluno da célebre Academia Phillips, onde se formaria em 1922. Chegou a morar em Paris por um ano, mas retorna aos EUA em 1926 para se juntar ao turbilhão artístico que estava acontecendo em Nova York. A partir daí, iniciou-se no mundo da fotografia, enquanto trabalhava na Wall Street. Em 1935, ele já tinha fotografias suas em publicações editoriais e literárias.

Durante a década de 40, o fotógrafo Walker Evans se tornou um prestigioso autor das revistas Time e Fortune, famosas pelo conteúdo político, social e financeiro. No mesmo período, foi professor da Universidade de Arte e Arquitetura de Yale, onde ministrou o curso de Design Gráfico. Em 1971, ganhou uma exposição no Museu da Arte Moderna que levou seu nome. Walker Evans morreria quatro anos depois, mais precisamente no dia 10 de abril de 1975. Nas décadas seguintes, foi lembrado pelo seu trabalho inúmeras vezes e até chegou a ganhar espaço na Calçada de Fama de St. Louis, sua morada natal.

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

About Mardem Reifison

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

Check Also

Mis-fotografia-programaçao

Maio no MIS – Exposição de Fotografia

Maio no MIS Procurando coisas bacanas pra fazer no mês de Maio? Pois seus problemas ...