segunda-feira , dezembro 10 2018
Home / Análise / Plano de Negócios para fotógrafos

Plano de Negócios para fotógrafos

Plano de Negocios para Fotografo

Muitos de nós queremos alçar voos no mundo da fotografia de forma mais plena. Queremos que nossa carreira se foque apenas naquilo que amamos muito fazer, fotografar. Mas será que apenas ter paixão é o suficiente para que possamos tornar esse sonho realidade?

Muito provavelmente a resposta para a pergunta do parágrafo anterior é: NÃO. Mas por que? Por um detalhe muito simples, sem um bom planejamento e uma ótima execução não conseguiremos atingir esses objetivos.

Para termos sucesso como fotógrafos não nos basta apenas saber fotografar, é preciso desenvolver diversas outras qualidades que fazem com que nos tornemos profissionais mais completos, ou então você precisa contratar uma equipe que gerencie cada uma dessas áreas, como por exemplo: Marketing, Financeiro, Contábil, etc.

Perfeito, já sabemos que não precisamos de outras habilidades, mas por onde começar? Pra mim,   o passo inicial hoje é com a preparação de um plano de negócios. Segue a definição da Wikipédia:

Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado “plano empresarial”, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

Mas fazer um plano de negócios não precisa ser algo complicado. Pode ser mais simples e direto. Uma boa forma de começar o seu é definindo 3 coisas.

Qual meu objetivo???

Em que estágio do meu objetivo estou????

Quem é o meu público????

Tendo a resposta para essas 3 perguntas você poderá dar inicio ao seu plano.

Mas o plano não pode ser apenas uma construção teórica, ele precisa ser colocado na pratica.

Agora gostaria de relatar um pouco a minha experiência com plano de negócios. Tive a oportunidade de fazer um curso com Paulo Bettio a respeito de um método de plano de negócios. O método apresentar pelo Paulo foi um que tem como base o Modelo de Negócios Canvas.

Temos esses objetivos apresentados anteriormente em uma estrutura divida por categorias e ali vamos preenchendo e percebendo onde mais precisamos olhar pra que saibamos de forma objetiva quais caminhos tomar.

Ao longo do dia falamos muito do mercado da fotografia, de como devemos definir quem será nosso público e com isto bem claro, poderemos estabelecer de forma precisa nossas metas e também quais os caminhos e ferramentas vamos usar para atingi-las.

Com certeza foi um dia muito produtivo e enriquecedor. Como falei antes, nem só de cliques vive um fotógrafo, é necessários organização, planejamento e atitude para colocar em prática o sonho de viver apenas da fotografia.

Se você busca um curso para se aperfeiçoar, não somente nas técnicas fotográficas, mas também nas outras áreas que envolvem um fotógrafo, recomendo de olhos fechados o curso. Ele com certeza te dará uma nova visão sobre o seu posicionamento e também a sua visão do Mercado de Fotografia.

 Vale a pena conferir o curso que o Paulo Bettio irá ministrar na Fotografrar 2015. Confira abaixo:

Informações do curso na Feira.

O Retrato 3×4

Facebook do Curso: https://www.facebook.com/retrato3x4planodenegocios

O “RETRATO 3×4 – PLANO DE NEGÓCIOS PARA FOTÓGRAFOS” é uma ferramenta de planejamento intuitiva e amigável que permite ao fotógrafo definir as melhores soluções para construir um negócio competitivo e sustentável.

Paulo Bettio estuda a ferramenta há dois anos e trabalhou em sua adequação para o mercado fotográfico e a realidade do fotógrafo no Brasil. O mais importante momento na formação de seu conhecimento foi a participação no workshop ministrado pelo criador da ferramenta, o suíço Alexander Osterwalder, no segundo semestre de 2014, em São Paulo.

Apresentado em formato de workshop totalmente prático, com dois dias de duração, o “Retrato 3×4” capacita o aluno a utilizar a ferramenta através de modelos e exercícios, qualificando-o para desenvolver o seu plano de negócios individual.

O “Retrato 3×4” é um modelo inovador, que contempla os principais elementos e fatores críticos para o sucesso do negócio. Lúdico, simples e amigável, utiliza um “canvas” (poster) e post-its coloridos para a construção de seu plano de negócios.

O “Retrato 3×4” oferece ao fotógrafo uma ferramenta poderosa e amplamente testada para compreender, projetar, inovar e implementar modelos de negócios vencedores.

O “Retrato 3×4” chegou para desmistificar o “monstro” do planejamento e provar que um plano de negócios efetivo está ao alcance de todos.

“Mais importante do que apontar destinos, é preparar o aluno para construir os seus próprios caminhos.” – Paulo Bettio.

Estrutura do workshop

DIA 1 – das 9 às 17h30

. O “Retrato 3×4” como modelo de negócios – ferramenta e linguagem

. Construindo protótipos

. Proposta de valor – o canvas para a criação de propostas de valor (zoom in)

DIA 2 – das 9 às 16h30

. Retrato de mercado – como analizar o macroambiente utilizando a ferramenta (zoom out)

. Validando o seu “Retrato 3×4”

Informações do workshop

DATAS

12 e 13 de abril de 2015

LOCAL

Novamérica Office Park

Av. das Nações Unidas, 18.801 – Centro de Convenções – Santo Amaro – São Paulo | SP

INVESTIMENTO

R$ 1.449,00 (um mil quatrocentos e quarenta e nove reais) em 4 x no cartão de crédito.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

http://www.feirafotografar.com.br/workshops/paulo-bettio/

 

E aí, gostaram da indicação?? Deixem nos comentários suas impressões.

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

About Mardem Reifison

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

Check Also

Fotógrafos Famosos

Muitas das vezes prestamos atenção somente nas bela fotos que são tiradas todos os dias, ...

  • Luciano D’Silva

    Show

  • Claiton Martins-Ferreira

    A ferramenta Canvas é trabalhada e ensinada no SEBRAE e o empreendedor pode encontrar numa unidade em seu estado, com um custo bem em conta.

    • reifison

      O diferencial desse Curso Claiton é o foco na necessidade do Fotógrafo, não apenas ensinar a ferramentas, e ela foi adaptada par o universo da fotografia. Isto que gostei muito.

      • Claiton Martins-Ferreira

        Certo, mas tu já utilizaste essa ferramenta? Ela é extremamente simples e não requer grandes adaptações para esse ou aquele mercado. Por ex., aqui em Porto Alegre, alguns colegas de um coworking voltado para a fotografia fizeram uma prática, da qual participei, para definir todo o plano de negócios para uma empresa de fotografia. Foi muito legal participar e o proprietário da empresa em questão está implementando tudo o que foi visto e analisado. Minha intenção em contribuir é que achei bem salgado o preço do curso, quando qualquer um pode buscar esse auxílio no SEBRAE e depois pode implementar em um grupo de fotógrafos. Abraço.

        • reifison

          Eu entendo.. mas Como não falei, não é apenas a ferramenta em SI. a experiência do curso com pessoas que estão no mercado a mais tempo do que eu e que me ajudaram a ver alguns pontos de forma mais clara.. No fundo foi algo que vivi e que gostei, por isto compartilhei. Entendo o beneficio do Sebrae, acho que é muito válido.

          • Claiton Martins-Ferreira

            Entendi teu ponto de vista @reifison:disqus. Valeu por compartilhares. Abraço.

        • Ronaldo Bezerra Estevão

          Claiton, qual o nome desse Coworking de Porto Alegre.

          • Claiton Martins-Ferreira

            É o Tetris Coworking. Tem página no face. 😉