sexta-feira , dezembro 15 2017
Home / Iniciante / Dicas para fotografar carros com efeito panning

Dicas para fotografar carros com efeito panning

Você pode passar horas lendo sobre isso, mas o que vale mesmo no final é experiência e saber lidar com configurações básicas de seu equipamento.

 O que é efeito panning?

O efeito panning mostra o movimento do objeto principal em foco. Para criar esta impressão é necessário manter o fundo da imagem desfocado. Esse tipo de efeito, passa a sensação de velocidade para foto.

Uma boa foto panning, lhe dará um fundo bom e borrado sendo visível de forma limpa o objeto ao centro do enquadramento. Para conseguir chegar ao efeito é necessário que haja baixa velocidade de obturação, mas para conseguir controlar esses baixos níveis de obturação e obter boas fotos é necessário muito tempo de prática – esse blog de fotografia tem dicas legais sobre isso.

panning de movimento por  Damianos Chronakis

Configurações

Para fotos básicas, a ideia é simples. Basta colocar sua câmera em propriedades do obturador e então marcar uma velocidade legal. Velocidades de obturador que variem entre 1/320 ou 1/250 são boas, claro dependendo da velocidade do carro que você gostaria de fotografar.

Caso o carro esteja rodando em velocidades normais, você terá imagens nítidas o suficiente que lhe encorajarão a continuar fotografando.

Colocar a câmera no modo “rastreamento de foco” então configure o ISO, que é a sensibilidade à luz para valores próximos de 100. Isso em dias ensolarados lhe proporcionará bons cliques.

Após alterar essas configurações, é necessário encontrar um local agradável que proporcione uma visão clara dos carros, dos pneus e do cenário em movimento de preferência um local onde eles se aproximem e se afastem, dessa forma, é possível capturar o carro chegando, passando e indo embora. Pode parecer bobagem, mas no final de um dia de fotografias, isso pode fazer toda a diferença para bons resultados.

Para carros com faróis acesos é necessário que sejam feitas algumas alterações nas configurações da câmera. Porém não é tão difícil quanto parece, basta apenas trabalhar com a câmera de modo manual.

O principal truque, é configurar a câmera em prioridades de obturação e realizar uma medição manual, de acordo com o que se passa na pista. Para bons cliques são importantes três configurações: valor de abertura do diafragma, velocidade de obturação e ISO. Tudo isso em configuração manual até você ter o feeling de velocidade do obturador. Tendo prática nesses quesitos, a foto sairá perfeita.

Segurando sua câmera

Você deve capturar o carro em seu quadro, da forma que ele vem em sua direção e tentar mantê-lo na mesma posição. Para fotografar são necessárias boas câmeras, boas lentes e muita pratica.

Muitas vezes o peso da lente pode ser um incomodo, mas você pode segurar com a mão esquerda para suportar o peso enquanto segura a câmera com a mão direita e o dedo sobre o obturador, é necessário todo um jogo de corpo para efetuar bons cliques.

Atente-se a postura e se seus pés estão firmes no chão. Você não vai querer cair no momento em que for tirar a foto não é mesmo? Ambos os pés devem apontar para a direção que você deseja fotografar, não na direção de onde vem o carro. Há quem coloque os pés um pouco a frente, assim como há pessoas que curvam-se para tirar foto, isso são macetes obtidos com o tempo.

Paciência e dedicação

Tirar fotografias é muito mais difícil do que a maioria das pessoas imagina. Para bons cliques e fotos com efeitos, é necessário que haja muita dedicação, tempo e principalmente paciência. Empregando esses quesitos, certamente você chegará à um ótimo nível de fotografia.

Dicas de fluxo de trabalho – Lightroom

Olá pessoal. Hoje o post será com algumas dicas muito valiosas do Fotógrafo Humberto Martin. ...