terça-feira , outubro 22 2019
Home / Entrevista / José Luiz Pedro – Entrevista

José Luiz Pedro – Entrevista

Jose luiz pedro - Sou fotografoMeu nome é José Luiz Pedro, fotografo a 17 anos e sou foto-amador por opção. Trabalho a anos com Tecnologia e preferi usar a fotografia como meio de expressão. Desde 2003 presido o Foto Cine Clube Bandeirante(www.fotoclub.art.br)  , sou Diretor de Fotografia da Confoto – Confederação Brasileira de Fotografia(www.confoto.art.br)  e Liasion Officer da FIAP(www.fiap.net) .

Não trabalho exclusivamente com fotografia, fiz diversos trabalhos profissionais mas geralmente trabalho mais com Tecnologia que é minha formação. Como a maioria dos associados do clube, tenho outra profissão e a fotografia é um Hobbie.

Qual seu conceito sobre fotografia?

Fotografia pra mim é um meio de expressão, mostro a minha  maneira de ver o mundo fotografando as diversas viagens que faço, ou atraves dos passeios fotograficos que participo com diversoss grupos.
Qual seu ramo da fotografia?Faz quanto tempo fotografa e por que iniciou  a fotografar?

Não tenho um ramo especifico. Gosto da fotografia como um todo, desde estudio, externas, natureza…

Fotografo desde 1995, comecei por interesse próprio, tinha um amigo na época em um curso do Sesc Pompeia e me Jose luiz pedro - Sou fotografointeressou. Acabei fazendo algumas oficinas e no ano seguinte conheci o FCCB.
Quais temas você gostaria de trabalhar?
Que pessoa/paisagem/obra/evento gostaria de fotografar?
Que tipo de composição você costuma fazer em seu trabalho?

Gosto muito de composições mais fechadas, nunca de paisagens muito abertas, usando na maioria das vezes foco pontual.

Aquela linha de planos e regras, sigo algumas mas com a fotografia digital consigo fazer os cortes da maneira que gosto sem me preocupar com proporções…
Existe distinção para você de um trabalho comercial, ou do tipo de foto que você faz por prazer?

Com certeza. Ja fiz diversos trabalhos comerciais, a preocupação é outra do que fotografar por prazer. Em uma fotografia que estou sendo pago pra fazer vou sempre me preocupar em atender o que o cliente solicitou. Na na autoral faço o que vier na cabeça.
Qual projeto pessoal você mais gostou de fazer? Que tipo de conceito ele abordou e por que?

Jose luiz pedro - Sou fotografoNão sou de fazer projetos especificos. Gosto muito de utilizar viagens que faço pessoais ou pelo FCCB pra fotografar, ai sim dou uma pesquisada antes pra saber o que tem na região, costumes, feiras, eventos… pra poder estar por dentro da cultura local.
Quais são suas referências fotográficas e outras referências conceituais?

Referencias quanto a fotografos que admiro são vários e por motivos diferentes, mas vou citar somente os nomes : Duane Michels, Richard Avedon, Sebastião Salgado, Robert Doisneau , David Lachapelle, entre diversoso outros que posso não estar lembrando agora… e alguns ligados a fotojornalismo. Recentemente me impressionou bastante a história do Bang Bang Club. Dentro do Fotoclubismo, figuras de expressão do FCCB como Eduardo Salvatore (mestre e grande figura que manteve o FCCB por 50 anos na ativa veja mais sobre ele na exposição de 90 anos dele no MIS em 2004 http://www.fotoclub.art.br/exposicaosalvatoremis1.html) , Chico Albuquerque, Geraldo de Barros….
Por que você utiliza a fotografia como forma de expressão?

Como foto amador, a fotografia naturalmente é uma forma de expressão, onde mostro a maneira que vejo as coisas, faço alterações fotograficas se necessário, não tenho esse pudor.

 

Qual a importância de participar de um fotoclube? Que tipo de desenvolvimento o fotografo encontra quando esta em um grupo assim?

Em um fotoclube voce vai conhecer pessoas com o mesmo proposito que vc. Claro que muito procuram para aprendizado mas a maioria procura pra poder achar um grupo onde possa discutir o seu desenvolvimento fotográfico, suas descobertas, etc… atualmente tenho acompanhado o pessoal daqui discutindo sobre HDR, Gerenciamento de cores, entre outros assuntos. Muitas vezes vejo pessoas falarem que não precisam participar de um Clube de fotografia pois os grupos no Facebook, Flickr , Orkut, etc… ja fazem esse trabalho, mas nem sempre vc vai achar um nível de discussão bom em um grupo sem saber o conhecimento técnico de cada um, em um fotoclube com reuniões periódicas isso fica mais fácil.

Jose luiz pedro - Sou fotografo

Qual sua opinião sobre exposições?

Exposições são expressões de como o fotógrafo ve alguma coisa, uma viagem, um ensaio especifico, mas não necessariamente é uma tradução do trabalho dele. Acho que ela representa mais o momento .

 

Como vê as galerias virtuais e todos os concursos que acontecem na internet envolvendo fotos?

As galerias virtuais são opções válidas para a maior visibilidade de seus trabalhos, entretanto acho que reuniões períodicas e discussão cara a cara funcionam melhor. Muitas vezes não falam o que realmente acham em uma foto no Flickr por exemplo, pois milhares de pessoas podem ver aquela foto ou o seu texto e iniciarem uma discussão infrutifera sobre o assunto. Acho que ao vivo a coisa flui melhor não dá asa a interpretação. Eu mesmo mantenho diversas galerias no Flick http://www.flickr.com/photos/59487922@N00/ tem muito comentário la, mas prefiro ver a discussão ao vivo no FCCB.
E por último, o que diz a novos fotógrafos que querem entrar nesse mundo?

A fotografia é um ramo absolutamente incrível, muito mais de expressão que outra coisa. A maioria dos fotografos que conheço estão nisso simplesmente por que amam, não por que ganham dinheiro, por isso na maioria das vezes tem outras profissões e ficam na fotografia como hobbie, pra que a necessidade de ganhar dinheiro com isso não atrapalhe seu desenvolvimento fotografico ou o aprendizado de coisas novas. O importante é não pensar apenas no financeiro quando se começa a fotografar, a fotografia muitas vezes pode não trazer o retorno esperado no começo, mas os seus trabalhos podem ser valiosos, voce pode ter aprendido muito produzindo e não necessáriamente isso ser traduzido em dinheiro.

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

About Mardem Reifison

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

Check Also

Mis-fotografia-programaçao

Maio no MIS – Exposição de Fotografia

Maio no MIS Procurando coisas bacanas pra fazer no mês de Maio? Pois seus problemas ...

  • Anselmo Almeida

    Parabéns pela entrevista. O Zé é uma pessoa sensacional. Um grande abraço.

  • Bruna Grassi

    José Luiz Pedro, um dos fotógrafos contemporâneos que mais gosto. Seu humor e críticas precisas são sempre pontuais em suas obras. Fotoclubista apaixonado por arte, foi um dos fundamentais à continuidade do FCCB em relevância e destaque no contexto fotográfico brasileiro. Seu trabalho direto enquanto fotógrafo e, indireto enquanto Presidente do FCCB, pode ser visto em Bienais e Salões Nacional e Internacional de Arte Fotográfica. Para acompanhar mais sobre seus trabalhos, visite: http://www.flickr.com/photos/59487922@N00/sets/ . BLOG: http://www.photocluber.blogspot.com

  • Célio Coscia

    José Luiz Pedro é uma pessoa que lutou muito pelo Foto Cine Clube Bandeirante e fez com que o clube voltasse a tomar sua posição de destaque devida .
    Sua luta continua como Presidente do clube e seu trabalho como fotógrafo amador vem crescendo constantemente, nos surpreendendo a cada passeio fotográfico com fotografias inspiradoras e cada vez melhores tecnicamente.
    Sempre bem humorado e extremamente crítico, mostra sempre o prazer que tem pela vida, o amor pelo clube e o fotoclubismo e principalmente pela fotografia como a pura experssão de arte.

  • Gisele Fap

    No começo quando eu resolvi fazer o curso no FCCB o básico e o avançado, eu mal tinha contato com o Zé Pedro. Eu mal falava oi…rs . Depois com o tempo você percebe o profissional que ele é. Nos inspira e é super sincero e muito feliz. Ele nos estimula, maior barato. Ainda tenho muito a aprender. E o mais bacana é aprender com pessoas como ele. Valeu! Obrigada!

  • José Luiz Pedro é um grande fotografo mas também um grande pensador, suas composições inspiradoras que sempre nos surpreende fora seu grande carisma nota 10 a esse cara.

  • Bruno Constantino Leonardi

    Conheço José Luiz a poucos anos, posso dizer que ele é uma pessoa presente, não deixa o clube parado sempre articulando algo de interesse
    aos fotógrafos e fotografos amadores do Clube Bandeirantes, Os passeios organizados pelo
    clube são encontros de fotógrafos em lugares ricos para quem gosta de
    fotografar, os encontros presenciais ricos em informações que trazem sempre
    novos aprendizados. Parabenizo o José Luiz pelo trabalho que ele vem
    desenvolvendo.