domingo , janeiro 20 2019
Home / Cotidiano / Fotojornalismo

Fotojornalismo

fotojornalismo-soufotografoO fotojornalismo possui uma grande importância dentre os meios de comunicação. E isso muito se deve à sua universalidade. O jornalismo, como é instituído (ou seja, de maneira falada ou escrita), compreende, acima de qualquer coisa, ferramentas de leitura e compreensão das mesmas. A língua é o principal exemplo dessa ferramenta. Nós não podemos ler, com muita compreensão, uma notícia publicada num jornal alemão, a não ser (obviamente) que você leia razoavelmente o idioma.

O fotojornalismo, por sua vez, é compreendido independente do lugar em que foi tirada uma fotografia em detrimento do lugar onde nasceu a pessoa que esteja contemplando a imagem. Ela se comunica por si só. A fome na África pode ser mensurada através de figuras raquíticas, representando a miséria dolorosa daquela região. A fotografia está ali, portanto, como um meio de conscientização política e divulgação de tudo o que concerne à comunidade global. Ou seja, a fotografia também pode ser jornalística. Vem daí o termo fotojornalismo.

Como surgiu o fotojornalismo


Como bem expliquei no post sobre o a origem da fotografia e origem da fotografia no Brasil, o daguerreotipo é uma peça fundamental para entendermos a gênese dessa Arte. Não seria diferente com o fotojornalismo. Foi com esse aparelho que registraram a procissão que comemorava o aniversário de cem anos de um imperador vienense, em 1841.

Esse foi evento que representou o marco inicial do fotojornalismo. Com o passar das décadas, surgiram os profissionais de fotojornalismo, que desenvolveram a chamada visão periférica, da qual se produz uma visão mais abrangente de uma determinada imagem.

O profissional

Um fotojornalista poderá ser contratado por alguma publicação para trabalhar exclusivamente na obtenção de notícias e coberturas de eventos cotidianos e históricos. Existem também os freelancers, que trabalham de forma independente, mas vendem seus produtos para revistas, jornais e agências interessadas. Essa mesma agência também pode contratar um fotojornalista para seu corpo de profissionais.

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

About Mardem Reifison

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

Check Also

Mis-fotografia-programaçao

Maio no MIS – Exposição de Fotografia

Maio no MIS Procurando coisas bacanas pra fazer no mês de Maio? Pois seus problemas ...