domingo , janeiro 20 2019
Home / Fotografia / Fotografia no Brasil

Fotografia no Brasil

Fotografia no BrasilEm outra oportunidade, eu postei aqui no blog sobre a origem da fotografia. Desde então, muitas dúvidas surgiram em relação à chegada da fotografia no Brasil. A partir do Daguerrétipo (invenção que remonta o final do séc. XIX), não demorou muito para que o primeiro aparelho a realizar o processo fotográfico chegasse ao Brasil.

No dia 16 de janeiro de 1840, o abade Louis Compte trouxe a fotografia às terras brasileiras. A primeira pessoa a quem Compte apresentou o Daguerrétipo e seu funcionamento foi para ninguém menos que Dom Pedro II, durante a primeira exibição de fotografia não só no Brasil, mas em toda América Latina.

No dia seguinte, o Jornal do Commércio (o mais antigo jornal da América Latina, cuja sede ficava no Rio de Janeiro) noticiava a primeira exibição de fotografia no Brasil, numa matéria que unia a surpresa vista em todo o processo até então arqueológico do fotograma, com o sentimento de renovação que aquela nova tecnologia representava.

Mais entusiasmado estava Dom Pedro II. Ainda adolescente (tinha na época apenas 14 anos), ele fez questão de encomendar o seu próprio equipamento de daguerreotipia pelo montante de 250 mil réis. A encomenda partiu para Paris, onde Felicio Luzaghy comercializava a máquina. Dom Pedro II foi, portanto, o primeiro a ter uma máquina de fotografia no Brasil.

E não só. Em tese, Dom Pedro II foi o primeiro fotógrafo brasileiro. Apesar de jovem, nosso segundo monarca atribui a sua paixão a muitos outros fotógrafos que iam surgindo no país. Chegou até mesmo a organizar uma vasta coleção e promover as novas técnicas entre seus compatriotas. Ele gostava de fazer, principalmente, fotografias de paisagens e pessoas.

A partir de então, a fotografia no Brasil foi se desenvolvendo e ganhando ainda mais corpo, se tornando popular logo nas primeiras décadas subsequentes. Para quem quiser conhecer ainda mais histórias da gênese da fotografia no Brasil, o Arquivo Histórico reúne inúmeros documentos e imagens bem interessantes para curiosos, aspirantes e profissionais.

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

About Mardem Reifison

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

Check Also

Como Fotografar a Lua

Captar o momento com uma máquina digital comum com qualidade A lua cheia é uma ...