quarta-feira , agosto 23 2017
Home / Fotografia / Como Fotografar a Lua

Como Fotografar a Lua

Captar o momento com uma máquina digital comum com qualidade

A lua cheia é uma das melhores paisagens que o céu pode proporcionar. Nestas horas tentamos correr para tirar uma foto e registrar esse momento. Para isso algumas dicas e truques ajudam a captar o melhor ângulo da lua. Uma câmera digital pode fazer perfeitamente o serviço de registro, mas ela pode estar no modo automático, é preciso regular fator ISO, zoom e flash.

Para fotografar

Acesse os comandos manuais da câmera digital para iniciar o processo de ajuste. Primeiro utilize todo o zoom da câmera deixando no máximo, para conseguir clicar a lua a distância focal tem que ser máxima. A abertura da câmera deve estar entre F8 e F13, pois a lua já emite luz suficiente. Excesso de luz pode fazer uma superexposição na foto e prejudicar assim o retrato.

Para garantir uma foto com mais qualidade utilize um tripé ou tenha uma base de apoio firme. A foto não pode sofrer com tremores, fotos borradas perdem qualidade e não trazem um bom resultado. Siga a regra do obturador, uma regra básica que diz que quanto mais alta a velocidade do obturador (1/250) mais congelado o objeto fico, ganhando um foco maior em cima dele.

Quanto mais baixa a velocidade do obturador (1/30), mais embaçada a foto fica. Para captar a lua quanto maior a velocidade melhor ela fica. O próximo passo é escolher o valor de ISO adequada. Esse item define a quantidade de luz que entra na câmera, esse é outro item que decide o sucesso da foto. As câmeras costumam aguentar uma quantidade de ISO alto sem dar aquele efeito de granular a imagem.

Quem tem uma câmera com um bom ISO deve usá-la no máximo. Câmeras compactas as mais comuns, costumam ter um ISO que chega 1600, para fotografar a lua deve se usar um ISO 800. Faça alguns testes antes de começar a fotografar.

Seguindo estes passos as chances da foto ficar mais bonita e conseguir captar o momento são maiores. O uso da máquina no modo automático nem sempre garante boas fotos. Combinar o ambiente com o objeto a ser captado é importante, assim como algumas noções básicas de fotografia ajudam a realizar boas fotos em todos os momentos que deseja gravar.

Fotografar 2015

Feira Fotografar 2015

Está rolando em São Paulo a feira Fotografar 2015. Muitas novidades movimentando o mercado de ...