terça-feira , outubro 22 2019
Home / Cotidiano / A ARTE ESCONDIDA

A ARTE ESCONDIDA

Fotografia de CemiterioEste é um trabalho para apreciação de fotografias de artes tumulares de São Paulo, que demonstram emoções como tristezas, saudade, alegria e também religiosidade.

  A ideia deste trabalho surgiu em sala de aula, quando eu estava perdida em várias ideias para fazer meu TCC do curso de Fotografia. Diante de várias ideias, nenhuma me dava grande prazer em realiza-las.

É estranho, mas encontrei este prazer na ideia de fotografar cemitérios. Comecei a pesquisar e ver as referências fotográficas, e logo tive a certeza que era exatamente aquilo que eu queria.

O que pretendo com este trabalho, é mostrar as belezas e criatividade que temos dentro dos cemitérios, que para algumas pessoas pode parecer estranho e medonho, pois é um local que causa estranheza, um local de sofrimento, mas que atrás da dor, há um sentimento, há uma arte escondida, onde eu quero revela-la.

 Este projeto tem como intuito também, valorizar os artistas e suas obras que são tão ricas e passam despercebidas por muitas pessoas. Valorizará também nossa cultura e sociedade, que sempre estão em busca de algo novo e diferente. Acredito que este projeto será fonte de inspiração para os artistas de nossa cidade. Quero que as pessoas vejam a fonte artística que temos escondida nos cemitérios, que trazem riqueza e uma religiosidade admirável. Meu objetivo é fazer com que as pessoas apreciem por meio das fotografias estas artes, pois muitas pessoas nem imaginam que há artes espetaculares dentro de um lugar incomum, os cemitérios.

 O projeto foi iniciado com pesquisas na web de textos e referências fotográficas. Neste meio, fui sozinha em um cemitério, ao meio dia, sem câmera, para saber como eu me sentiria dentro deste lugar que causa tanta estranheza a qualquer um de nós. Passeava pelos túmulos, com uma sensação estranha, porém com uma vontade de ficar ali.

Eu precisava sentir o ambiente pra ter certeza que seria ali onde eu gostaria de realizar um projeto que acabou se tornando um sonho profissional e claro, pessoal.

Durante o “passeio”, um susto. Um homem escondido atrás de um túmulo veio pra cima de mim e me deu um grande susto. O que eu fiz? Sai correndo. Até porque eu nunca gostei de cemitério e jurava que depois desse susto eu não voltaria ali. Porém, o desejo foi mais forte e uma semana depois, (03/02/2012), eu estava lá de novo, com uma câmera, e claro, com uma companhia.

 Dicas:

                          Para fotografar cemitérios é preciso de duas coisas muito importantes:

   – Autorização da Funerário do Governo de São Paulo: imprescindível. É muito importante fotografar com autorização, pois você poderá ter graves problemas se não fizer isso, e para publicar seus trabalhos também é preciso correr atrás de uma segunda autorização.

 – A outra é simples, Companhia:  Nunca vá sozinho, pois cemitério é lugar de gente descontrolada. O homem que havia me dado um susto era um morador de rua que ficava lá dentro durante o dia todo, e segundo a ADM do cemitério, não era pra eu fotografar sozinha, pois infelizmente muitos deles podiam me assaltar, então essa é uma dica muito rica pra você que gostaria de enfrentar este desafio como eu.

 Coragem, e boas fotos!

 

 

Renata Kelly – Fotógrafa

 

 

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

About Mardem Reifison

Fotógrafo amador e atento ao redor. Gosto muito de olhar e observar tudo que rola. Analista de SEO e adorador da apple e da Internet. Mardem Reifison Google

Check Also

Mis-fotografia-programaçao

Maio no MIS – Exposição de Fotografia

Maio no MIS Procurando coisas bacanas pra fazer no mês de Maio? Pois seus problemas ...

  • Excelente trabalho, parabéns !!!

    • Oi Hercules, muito obrigada viu? Bjsss

      • Dennis Henrique

        oi Renata, parabéns pelo trabalho.
        uma pergunta; você teve alguma dificuldade em questão de autorização ?

  • Parabéns flor… desejo toda felicidade e sorte com este lindo projeto!

    • Oh minha linda… vc está sendo meu apoio pra isso acontecer… Mto obrigada por tudo!!!